BIOGRAFIA

CAPITÃO NELSON

Morador de São Gonçalo desde seus 4 anos de idade, no mesmo lugar, Capitão Nelson possui uma história vida ligada à segurança pública, tendo servido durante cinco anos no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, e 23 anos na ativa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os bons serviços prestados na segurança pública lhe renderam a confiança da população gonçalense que o elegeu vereador no ano de 2004 e o reelegeu três vezes para o mesmo cargo, totalizando assim quatro mandatos consecutivos. Atualmente ocupa o cargo de deputado estadual.
Os cinco anos como fuzileiro naval foram importantes na formação do Capitão Nelson, pois o levaram a decidir por fazer carreira no serviço público. Logo após deixar a Marinha, ingressou na Polícia Militar como soldado e lá construiu uma carreira brilhante, chegando à patente de Capitão, fruto de muito estudo, dedicação e motivo de muito orgulho, tanto é que carrega consigo, em seu nome político, a referida patente. No período em que serviu a PM, comandou por 10 anos uma guarnição de PATAMO, chefiou a 2ª seção (P2) do 7°BPM, 35°BMP e 4°CPA.

Em todos os postos combateu o crime com muito rigor, o que lhe rendeu duas importantes medalhas da corporação: uma de Bravura em Ação e outra de Coragem e Destemor. Além disso, contribuiu em melhorias na estrutura da PM, participando diretamente na construção de unidades de Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), nos bairros de Itaoca, Santa Luzia, Barro Vermelho, Santa Isabel, Maria Paula, e Guaxindiba, frutos de parcerias com a sociedade civil organizada.

Todo empenho e dedicação no combate ao crime o fazem ser lembrado até hoje pelos moradores mais antigos da cidade de São Gonçalo. Em 2004, impulsionado por vizinhos e amigos que desejavam melhorias nas questões de âmbito municipal, principalmente no bairro do Pacheco, Capitão Nelson afastou-se da Policia Militar para concorrer pela primeira vez a uma vaga no Legislativo da cidade e foi eleito vereador com 3.375 votos. Como vereador, obteve êxito em diversas reivindicações junto ao Poder Executivo Municipal, tornando possível a pavimentação de diversas ruas localizadas no 2º e 3º distritos da cidade, bem como a construção de um posto de saúde e de uma UMPA (Unidade Municipal de Pronto Atendimento). Também apresentou e aprovou projetos de lei, destacando-se a Lei nº: 015/2007 que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixar o número de telefone do Disque-Denúncia nos vidros traseiros dos ônibus municipais, promovendo assim uma importante ferramenta no combate ao crime. Em 2018, ao chegar a conclusão de que o descaso do Governo do Estado para com a cidade de São Gonçalo seria a falta de um representante atuante no Legislativo estadual, decidiu colocar seu nome à disposição do Partido AVANTE e concorreu ao cargo de deputado estadual, com o objetivo de ser um legítimo representante de sua cidade junto ao Governo do Estado e de buscar melhorias nas questões de âmbito estadual, sobretudo na segurança pública, podendo colocar toda sua experiência nessa área a serviço da população. Capitão Nelson obteve 24.204 votos no pleito de 2018 e foi diplomado como 1º Suplente do Partido Avante. No dia 27 de março de 2019, após ter sido convocado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, assumiu o mandato de deputado estadual e reafirmou seu compromisso em representar toda a população de São Gonçalo, Itaboraí e região.

Conheça a trajetória do Capitão Nelson

A trajetória da vida profissional e política do Capitão Nelson pode ser se resumida em uma frase: Capitão Nelson é um homem sério, conservador e que luta para o bem da população.

Fuzileiro Naval

2 de janeiro de 1977

Fuzileiro Naval

Anos 19 anos de idade ingressou no corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Onde permaneceu por 5 anos.

Read more

Ingressou na PM

1 de janeiro de 1982

Ingressou na PM

Sargento Nelson

1 de janeiro de 1983

Sargento Nelson

Comandou uma Guarnição de Patamo por 10 anos. Nessa época sua Patamo foi responsável pela prisão de muitos criminosos e São Gonçalo tinha todos os seus bairros patrulhados pela equipe…

Read more

Reconhecimentos da Corporação

10 de fevereiro de 1988

Reconhecimentos da Corporação

Como Sargento ele era reconhecido mensalmente pela corporação, pelos bons serviços prestados para a população. Uma coleção de certificados em todo o período que esteve a frente da Guarnição de…

Read more

Início na P2 – Serviço de Inteligência

1 de agosto de 1992

Início na P2 – Serviço de Inteligência

Transferido por bons serviços para a 2º seção do 7º BPM ( Serviço de inteligência ), sendo promovido a Subtenente.

Read more

Curso de Oficiais

3 de novembro de 1995

Concluiu o Curso de Oficiais na Academia Dom João VI (Sulacap) sendo aprovado e promovido a 2º Tenente, retornando para o 7º BPM como adjunto da chefia do Serviço de…

Read more

Chefe da P2

25 de janeiro de 1997

Assumiu a chefia da P2 onde permaneceu até 2001, quando de afastou por divergência com o comandante do Batalhão. Sendo transferido para o Comando de Policiamento de Área – CPA,…

Read more

Medalha de Coragem e Destemor

8 de agosto de 1997

Medalha de Coragem e Destemor

Foi condecorado com a medalha de Coragem e Destemor, medalha de extrema importância para a corporação. A medalha foi entregue pessoalmente pelo General Nilton Cerqueira, secretário de segurança no governo…

Read more

Bravura em Ação

27 de novembro de 1997

Bravura em Ação

Condecorado pelo então secretário de segurança pública, General Nilton Cerqueira por Bravura em Ação por ter efetuado uma importante prisão em seu dia de folga.

Read more

Segurança da Exmª juíza Patrícia Lourival Acioli

11 de setembro de 2000

Foi solicitado pela Exmª juíza Patrícia Lourival Acioli para efetuar sua segurança pessoal. Na época a Juíza estava sendo ameaçada. Após 6 meses de trabalho o inquérito das ameaças foi concluído com…

Read more

Capitão Nelson

20 de abril de 2001

Promovido a Capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Read more

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

17 de dezembro de 2002

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, sendo 6º colocado. Pré requisito para a promoção de Major.

Read more

35º BPM – Itaboraí

25 de janeiro de 2003

Foi transferido para o 35º BPM em Itaboraí, onde assumiu a chefia da P2 de lá. Em Itaboraí participou de grandes conquista para a PM na região.

Read more

Retornou para o 7º BPM

25 de maio de 2003

Retornou para o 7º BPM

Pós trabalho no 35º BPM , retornou para o 7º BPM onde permaneceu como chefe da Serviço de Inteligência, até o afastamento para a candidatura para vereador do município de…

Read more

Candidatou-se a Vereador

1 de julho de 2004

Candidatou-se a Vereador

Se afastou da PM para concorrer ao cargo de Vereador de São Gonçalo. Foi eleito com 3.375 votos. Hoje exerce seu 4º mandato consecutivo.

Read more

Lei Aprovada

8 de julho de 2006

Lei Aprovada

Um de seus primeiros projetos, que foi aprovado, foi a Lei nº: 018/2006 Que obriga as escolas do ensino fundamental do município de São Gonçalo a reservarem vagas para filhos…

Read more

Lei Aprovada – Disque Denúncia

19 de janeiro de 2007

Lei Aprovada – Disque Denúncia

Um dos mais importantes projetos de lei de autoria do Capitão Nelson é a lei aprovada nº: 015/2007 . Que obriga a fixação do número do telefone do DISQUE DENÚNCIA…

Read more

Lei Aprovada

17 de julho de 2008

Lei Aprovada

Lei aprovada, nº: 158/2008 -Visando a segurança, proíbe ao motociclista de portar capacete em estabelecimentos públicos e privados no município.  

Read more

Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos

17 de julho de 2014

Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos

Lei aprovada, nº: 555/2014 – Que institui o programa municipal de orientação e prevenção de acidentes domésticos.

Read more

UMPA do Pacheco

10 de maio de 2016

UMPA do Pacheco

Uma conquista da população dos bairros do Pacheco, Laranjal, Santa Isabel e adjacências. O Capitão Nelson solicitou para o secretário de Saúde do Estado e foi atendido. Hoje ele fiscaliza…

Read more

Vagas prioritárias para crianças com deficiência

20 de julho de 2017

Vagas prioritárias para crianças com deficiência

Lei aprovada nº: 712/2017 – Assegura a matricula do aluno portador de deficiência locomotora permanente na escola municipal mais próxima da sua residência. Uma importante conquista para a população.

Read more

Lei Aprovada

16 de março de 2018

Lei Aprovada

Criou um projeto de lei que obriga a criação de campanha permanente de combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes nos ônibus e táxis do município. Essa Lei foi…

Read more

Posse na Alerj – Deputado Estadual

27 de março de 2019

Posse na Alerj – Deputado Estadual

Com 24.204 votos, 20.233 apenas no município de São Gonçalo, Capitão Nelson toma posse ao cargo de Deputado Estadual pelo partido Avante, como 1º suplente do partido. Com a proposta…

Read more