O Vereador

 

Um dos Vereadores mais atuantes do Brasil, Nelson Ruas dos Santos, conhecido como Capitão Nelson, é Vereador do Município de São Gonçalo. Hoje exerce seu 4º mandato.

Mas você conhece toda a sua trajetória política e sua carreira na Polícia Militar do Rio de Janeiro?

Sabe quais as leis ele criou e o que ele faz em seu dia a dia?

Acompanhe abaixo um resumo da sua vida e seus projetos para a população de São Gonçalo.

 

O Capitão Nelson nasceu em Niterói em 06/05/1958, aos 4 anos de idade foi morar em São Gonçalo, no bairro de Laranjal onde reside até hoje, no mesmo endereço.

Foi bolsista no colégio Brasil em 1975 onde concluiu seu ensino médio.

Fuzileiro Naval

2 de janeiro de 1977

Fuzileiro Naval

Anos 19 anos de idade ingressou no corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Onde permaneceu por 5 anos.

Ingressou na PM

1 de janeiro de 1982

Ingressou na PM

Sargento Nelson

1 de janeiro de 1983

Sargento Nelson

Comandou uma Guarnição de Patamo por 10 anos. Nessa época sua Patamo foi responsável pela prisão de muitos criminosos e São Gonçalo tinha todos os seus bairros patrulhados pela equipe do Sargento Nelson. O que conferiu inúmeros reconhecimentos da corporação. Durante esse período foi promovido para 2º e 1º Sargento.

Reconhecimentos da Corporação

10 de fevereiro de 1988

Reconhecimentos da Corporação

Como Sargento ele era reconhecido mensalmente pela corporação, pelos bons serviços prestados para a população. Uma coleção de certificados em todo o período que esteve a frente da Guarnição de Patamo.

Início na P2 – Serviço de Inteligência

1 de agosto de 1992

Início na P2 – Serviço de Inteligência

Transferido por bons serviços para a 2º seção do 7º BPM ( Serviço de inteligência ), sendo promovido a Subtenente.

Curso de Oficiais

3 de novembro de 1995

Concluiu o Curso de Oficiais na Academia Dom João VI (Sulacap) sendo aprovado e promovido a 2º Tenente, retornando para o 7º BPM como adjunto da chefia do Serviço de Inteligência (P2). Assumindo a chefia 2 anos depois.

Chefe da P2

25 de janeiro de 1997

Assumiu a chefia da P2 onde permaneceu até 2001, quando de afastou por divergência com o comandante do Batalhão. Sendo transferido para o Comando de Policiamento de Área – CPA, para chefiar a serviço de inteligência da unidade.  

Medalha de Coragem e Destemor

8 de agosto de 1997

Medalha de Coragem e Destemor

Foi condecorado com a medalha de Coragem e Destemor, medalha de extrema importância para a corporação. A medalha foi entregue pessoalmente pelo General Nilton Cerqueira, secretário de segurança no governo do Rio de Janeiro na época.

Bravura em Ação

27 de novembro de 1997

Bravura em Ação

Condecorado pelo então secretário de segurança pública, General Nilton Cerqueira por Bravura em Ação por ter efetuado uma importante prisão em seu dia de folga.

Segurança da Exmª juíza Patrícia Lourival Acioli

11 de setembro de 2000

Foi solicitado pela Exmª juíza Patrícia Lourival Acioli para efetuar sua segurança pessoal. Na época a Juíza estava sendo ameaçada. Após 6 meses de trabalho o inquérito das ameaças foi concluído com a prisão de uma quadrilha que planejava o atentado contra ela.  

Capitão Nelson

20 de abril de 2001

Promovido a Capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

17 de dezembro de 2002

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, sendo 6º colocado. Pré requisito para a promoção de Major.

35º BPM – Itaboraí

25 de janeiro de 2003

Foi transferido para o 35º BPM em Itaboraí, onde assumiu a chefia da P2 de lá. Em Itaboraí participou de grandes conquista para a PM na região.

Retornou para o 7º BPM

25 de maio de 2003

Retornou para o 7º BPM

Pós trabalho no 35º BPM , retornou para o 7º BPM onde permaneceu como chefe da Serviço de Inteligência, até o afastamento para a candidatura para vereador do município de São Gonçalo. Em Julho de 2004.

Candidatou-se a Vereador

1 de julho de 2004

Candidatou-se a Vereador

Se afastou da PM para concorrer ao cargo de Vereador de São Gonçalo. Foi eleito com 3.375 votos. Hoje exerce seu 4º mandato consecutivo.

Lei Aprovada

8 de julho de 2006

Lei Aprovada

Um de seus primeiros projetos, que foi aprovado, foi a Lei nº: 018/2006 Que obriga as escolas do ensino fundamental do município de São Gonçalo a reservarem vagas para filhos e filhas de policiais militares, civis, bombeiros e guardas municipais residentes em São Gonçalo que tenham sido mortos ou incapacitados por ato de serviço.

Lei Aprovada – Disque Denúncia

19 de janeiro de 2007

Lei Aprovada – Disque Denúncia

Um dos mais importantes projetos de lei de autoria do Capitão Nelson é a lei aprovada nº: 015/2007 . Que obriga a fixação do número do telefone do DISQUE DENÚNCIA nos vidros traseiros dos ônibus de São Gonçalo.

Lei Aprovada

17 de julho de 2008

Lei Aprovada

Lei aprovada, nº: 158/2008 -Visando a segurança, proíbe ao motociclista de portar capacete em estabelecimentos públicos e privados no município.  

Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos

17 de julho de 2014

Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos

Lei aprovada, nº: 555/2014 – Que institui o programa municipal de orientação e prevenção de acidentes domésticos.

UMPA do Pacheco

10 de maio de 2016

UMPA do Pacheco

Uma conquista da população dos bairros do Pacheco, Laranjal, Santa Isabel e adjacências. O Capitão Nelson solicitou para o secretário de Saúde do Estado e foi atendido. Hoje ele fiscaliza de perto o seu bom funcionamento.

Vagas prioritárias para crianças com deficiência

20 de julho de 2017

Vagas prioritárias para crianças com deficiência

Lei aprovada nº: 712/2017 – Assegura a matricula do aluno portador de deficiência locomotora permanente na escola municipal mais próxima da sua residência. Uma importante conquista para a população.

Lei Aprovada

16 de março de 2018

Lei Aprovada

Criou um projeto de lei que obriga a criação de campanha permanente de combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes nos ônibus e táxis do município. Essa Lei foi aprovada em 05/10/2017, Nº: 744/2017

Obras e Conquistas para a população Gonçalense.

Através de medidas legislativas conseguiu junto ao poder público inúmeras melhorias para o município. Pavimentação de ruas, reparos e manutenção, e até mesmo a UMPA no bairro do Pacheco, que depois de vários estudos e solicitações conseguiu viabilizar sua construção com o Governo do Estado e sua manutenção e funcionamento com a Prefeitura.

Beneficiando vários bairros adjacentes. Hoje a UMPA do Pacheco é fiscalizada de perto pelo Vereador e com excelência no atendimento.

Buscando melhorar o funcionamento do posto de saúde Manoel de Abreu no bairro do Anáia, o Vereador buscou recursos e fiscalizou de perto essa unidade, conseguiu viabilizar reforma e equipamentos novos, melhorando seu atendimento a população local.

Em seus 14 anos como vereador, sempre buscou e busca melhorar a segurança pública por meio de solicitações de policiamento, mas como não tem a atribuição de fiscalizar órgãos de segurança, pois é de âmbito estadual, não tem conseguido êxito em seus pedidos.

Como forma de amenizar a falta de segurança e o pouquíssimo efetivo do único batalhão de polícia militar do município, ele lidera uma série de debates e audiências públicas para a criação de uma guarda municipal mais preparada e armada para auxiliar no patrulhamento e coibir pequenos delitos, com objetivo de aumentar a sensação de segurança da população Gonçalense.

Sua experiência de 20 anos na Polícia Militar, no comando de ações diretas no combate a criminalidade, deu ao Capitão Nelson o privilégio de conhecer e atuar diretamente em todos os bairros do município, conhecendo seus anseios e necessidades nessa e em outras áreas que o poder público pode atuar.

Talvez esse seja o segredo da sua popularidade, reconhecimento e respeito que tem com os seus eleitores.

Fale com o Capitão

O Vereador atende de segunda a sexta em seu gabinete no bairro do Pacheco – Av. Alzira Vargas, Lote 1A – Tel: 21 3633-7652.

E pode ser facilmente encontrado, todos os dias, pelos bairros de São Gonçalo realizando fiscalizações e conversando com a população para atender suas demandas. Acompanhe o trabalho do vereador nas mídias sociais.